LÍNGUA PORTUGUESA- 4º SEMANA- Profºs: Leornardo Trajano/ Mariane Frota
EEF DALVA PONTES DA ROCHA
Componente Curricular: Língua Portuguesa
Profs: Leonardo Trajano/ Mariane Frota
Habilidades: (EF08LP01)
Semana: 04 - (08/03
a 12/03)
Aluno (a):
Leia o texto abaixo:
Aluna é condenada a indenizar professor em R$ 5 mil por danos morais O professor entrou com uma ação
contra a aluna e a mãe dela por danos morais após discussão em sala de aula
Uma ex-aluna da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Apolônio Sales, localizada no bairro do Ibura, Zona Sul do Recife-PE, foi condenada a pagar uma indenização no valor de R$ 5 mil a um professor. Jeff Kened Barbosa de Melo, professor da instituição, processou a aluna e a mãe dela por danos morais. Em 2016, a aluna, que cursava o 2º ano do ensino médio, entrou com uma ação contra o docente por ele a ter trocado de lugar durante uma aula em que ela e alguns colegas atrapalhavam a disciplina com conversas paralelas. O caso
aconteceu em 11 de abril de 2016, durante uma aula de Física. De acordo com o
professor, a aluna estava conversando durante a explicação e por isso ele
pediu para que ela se sentasse em outro local, a fim de diminuir as conversas.
A jovem, que na época era menor de idade, discutiu com ele e afirmou que o
mesmo não tinha autoridade para trocá-la de cadeira. No dia seguinte, a
garota e a mãe compareceram à escola informando que processariam o docente
por danos morais, alegando que o constrangimento sofrido por ela teria
causado prejuízos psicológicos. O professor ainda informou que chegou a pedir
desculpas à aluna, mas ela não aceitou. Jeff Kened
foi acionado pelo Conselho Tutelar, pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE)
e pela Gerência Regional de Educação (GRE) Recife Sul. Após o caso ser
analisado, todos os pareceres foram favoráveis ao professor, que leciona
Física e Matemática há oito anos na escola e atua como docente há 25. Ainda no
mesmo ano, Jeff processou mãe e filha por danos morais. No documento,
assinado pelo juíz Auziênio de Carvalho Cavalcanti, fica claro que o
constrangimento que a aluna relatou não pode ser classificado como dano
moral. “O constrangimento que ela alega haver sofrido, encontra-se fora da
órbita do dano moral, que configura a dor, vexame, sofrimento ou humilhação
que, de forma anormal, interfira no comportamento psicológico do indivíduo,
logo o pedido contraposto resta improcedente”, esclarece a sentença publicada
no último dia 20 de fevereiro de 2018. O professor ainda informou que essa não foi uma vitória só dele e que
recebeu apoio de docentes de todo o país. “Essa luta, essa batalha toda
que houve não é uma vitória minha, mas de toda a classe dos professores”,
comentou. (https://jconline.ne10.uol.com.br - Publicado em 27/02/2018, às 12h27) |
Questão 01: Após a leitura do texto a cima, responda:
a) Pela estrutura e pela linguagem utilizada, como é nome de textos como esse?
b) Qual
é a finalidade deste tipo de gênero textual?
c) Com
suas palavras explique o assunto tratado no texto.
d) Onde
aconteceu o fato tratado no texto?
e) Quando
ocorreu o problema apresentado pelo texto?
Questão 02: Sobre as partes do texto, assinale V para verdadeiro e F para falso nos parênteses:
( )
A manchete do texto não deixa claro para o leitor sobre o que o texto irá
tratar.
( )
A manchete focaliza mais o fato da aluna ter perdido a causa para o professor
do que o próprio motivo da discussão.
( )
O texto em itálico logo abaixo da manchete funciona como um breve adiantamento
de informação do que terá no corpo da notícia.
( )
O segundo parágrafo do texto narra o conflito acorrido entre o professor e a
aluna.
( )
O texto apresenta marcas de opinião pessoal do autor da notícia.
3. Questão 03: Com relação à manchete e a o lead da notícia, responda:
ALUNA É
CONDENADA A INDENIZAR PROFESSOR EM R$ 5 MIL POR DANOS MORAIS |
O
professor entrou com uma ação contra a aluna e a mãe dela por danos morais
após discussão em sala de aula |
a) a) Por que a locução verbal “é
condenada” está no tempo presente?
b) b) Por que a manchete foi
produzida em letras destacadas?
c) c) Apenas por
essa manchete, tem possibilidade do leitor deduzir sobre o que o texto irá
tratar ou não?
d) d) Para que serve o lead nessa
notícia?
e) e) Quais informações a mais o lead
apresenta em comparação com a manchete?
4. Questão 04: Para uma notícia ser clara e completa, precisa responder as seguintes
perguntas: o que? Quem? Onde? Quando? Como? e por que? Sendo assim, retire
deste texto as respostas para esses questionamentos.
a) a) O QUE aconteceu?
b) b) ONDE?
c) c) QUANDO?
d) d) COMO?
e) e) POR QUE?
5. Questão 05: Sobre o trecho retirado do texto, responda:
O professor ainda informou que essa não foi uma
vitória só dele e que recebeu apoio de docentes de todo o país. “Essa
luta, essa batalha toda que houve não é uma vitória minha, mas de
toda a classe dos professores”, comentou. |
a) a) Por que o autor do texto
utilizou o sinal de aspas neste trecho?
b) b) O que significa a palavra
“docentes”?
c) c) As
expressões “luta” e “batalha” usadas na fala do professor refere-se ao que?
d) d) Quantas vozes há nesse trecho?
Explique.
e) e) Qual o sentido da palavra “mas”
nesse trecho?
6. Questão 06: Após a leitura deste texto, possível compreender que:
a) a) O professor saiu prejudicado
desta situação.
b) b) Apenas a aluna foi condenada
pela justiça a pagar a indenização.
c) c) O
professor ganhou a causa porque as acusações da aluna não tinham fundamento
legal.
d) d) Jeff Kened é professor há cinco
anos.
e) e) A aluna pediu desculpas ao
professor, mas ele não as aceitou.
7. Questão 07: Sobre as características do gênero notícia, é CORRETO afirmar
sobre o texto em analise que:
a) a) Tem a função de conscientizar
os alunos a não desobedecerem aos professores nas aulas.
b) b) Traz informações sobre um
acontecimento real e que pode servir de exemplo para professores e alunos de
qualquer escola.
c) c) Apresenta
informações fictícias que servem para despertar uma reflexão tanto em alunos
quanto a professores.
d) d) Foi escrito numa linguagem
muito informal, perdendo a credibilidade do leitor.
e) e) É possível perceber o ponto de
vista do autor sobre o fato noticiado.
8. Questão 08: No trecho:
Uma ex-aluna da Escola de Referência em Ensino
Médio (EREM) Apolônio Sales, localizada no bairro do Ibura, Zona Sul do
Recife-PE, foi condenada a pagar uma indenização no valor de R$ 5 mil a um
professor. Jeff Kened Barbosa de Melo, professor da instituição, processou a
aluna e a mãe dela por danos morais. |
Podemos
afirmar que o FOCO principal deste parágrafo na notícia como um todo é:
a) Mostrar o valor da indenização.
b) b) Especificar em qual escola
ocorreu o fato.
c) c) Apontar em
qual município aconteceu o problema.
d) d) Mostrar que não se deve
processar os alunos.
e) e) Apresentar o problema e os
principais envolvidos.
9. Questão 09: Sobre o gênero notícia é INCORRETO afirmar que:
a) a) É um gênero jornalístico que
apresenta como objetivo principal informar.
b) b) Trata sobre acontecimentos
reais e de interesse social.
c) c) Apresenta
em sua estrutura apenas a manchete e o corpo do texto.
d) d) Deve apresentar uma linguagem
clara, objetiva e impessoal.
e) e) Os verbos da manchete devem
estar no tempo presente do indicativo, para transmitir a noção de que a notícia
é sempre atual.
Questão 10: Comparando a notícia que acabamos de ler com a imagem abaixo, assinale a única alternativa CORRETA:
a) a) Os dois textos mostram o quanto
os pais ficam contra os professores e apoiam os erros dos seus filhos.
b) b) Apenas essa charge mostra o
erro que muitos pais cometem ao acobertarem os deslizes dos filhos.
c) c) A notícia criticou a atitude de uma
mãe ao processar o professor da filha, enquanto essa charge informa casos de
violência contra os professores.
d) d) A charge critica o fato de muitos
pais culparem os professores pelas falhas de seus filhos, enquanto a notícia
incentiva os professores a denunciarem os pais de alunos que perseguem os
docentes na escola.
e) e) Os dois textos em nada têm a
ver.
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