MATEMÁTICA 8º ANOS B - D - IRLAN
Dalva
Pontes Da Rocha
Aluno:
Data:___/___/___ 8°Ano B e D
Habilidades (EF08MA01)
Natação
ou escrita científica
Cientistas
como astrônomos, os biólogos físicos os químicos e outros costumam trabalhar
com números muito maiores e muito menores do que 1, formados por muitos
algarismos. Para simplificar essa escrita foi criada a notação Científica que
usa as potencias de base 10.
A
principal utilidade da notação científica da notação científica e fornecer de
maneira rápida e simples, a ideia da ordem de grandeza de um numero, que se
fosse escrito por extenso, não daria essa informação de modo tão imediato.
Um
número na notação cientifica deve ter as seguintes características:
·
Ser escrito como
produto de 2 fatores;
·
Um dos fatores deve
ser um numero de 1 a 10, excluindo o 0;
·
O outro fator deve
ser uma potência de base 10.
NOTAÇÃO
CIENTIFICA PROCESSO PRÁTICO
Observe os exemplos e tente descobrir o processo
pratico para escrever notações científicas.
Números maiores do que 1
2 870000000=2,87.109
1 470000= 1,47.106
1 00000000=1.108
Números menores
do que 1
0,000001,8 =
1,8.10-6
0,0006= 6.10-4
0, 000000001=
1.10-8
Questão 01:
Expresse em notação cientifica cada um dos números abaixo.
a)
A distância da terra
até o sol é 150.000 000Km.
b)
A população do mundo
em 2011 cerca de 7000 000 000.
c)
A costa litorânea
Brasileira possui aproximadamente 7367 quilômetros.
d)
O número de glóbulos
vermelhos em 1 litro de sangue é de, aproximadamente 5 000000000.p
e)
A massa do átomo de
hidrogênio é 0, 00000000000000000000000166 g.
Questão
02: Escreva cada número em notação cientifica.
a) 49
000 000 000
b) 0,
00000607
c) 9360
000
d) 0,00001
e)10
000 000 000
f) 0,00007
PRINCÍPIO MULTIPLICATIVO DA
CONTAGEM
Principio
fundamental da contagem também chamado de princípio multiplicativo, é utilizado
para encontrar o número de possiblidades para um evento constituídos de etapas.
Para isso, as etapas devem ser sucessivas e independentes.
Se a
primeira etapa do evento possui possibilidades e a segunda etapa é constituída
de Y possibilidades, então existem X e Y possibilidades.
Questão
01
Ana
estava se organizando para viajar e colou na mala 03 calças, 04 blusas, 02
sapatos. Quanta combinação Ana pode formar com uma calça, uma blusa e um
sapato?
Questão
02
Um
professor elaborou uma prova com 05 questões e os alunos deveriam respondê-la
assinalando verdadeiro (V) ou falso(F) para cada uma das questões. De quantas
maneiras distintas o teste poderia ser respondido?
Questão
03
Uma
sorveteria dispõe de 16 sabores de sorvete que podem ser combinados com 3 caldas diferentes ( morango,
chocolate e caramelo)De quantas maneiras e possível combinar uma bola de
sorvete e uma calda?
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