MATEMÁTICA 8º ANOS B - D - IRLAN

 

Dalva Pontes Da Rocha

Aluno:

Data:___/___/___               8°Ano B e D

Habilidades (EF08MA01)

Natação ou escrita científica

Cientistas como astrônomos, os biólogos físicos os químicos e outros costumam trabalhar com números muito maiores e muito menores do que 1, formados por muitos algarismos. Para simplificar essa escrita foi criada a notação Científica que usa as potencias de base 10.

A principal utilidade da notação científica da notação científica e fornecer de maneira rápida e simples, a ideia da ordem de grandeza de um numero, que se fosse escrito por extenso, não daria essa informação de modo tão imediato.

Um número na notação cientifica deve ter as seguintes características:

·         Ser escrito como produto de 2 fatores;

·         Um dos fatores deve ser um numero de 1 a 10, excluindo o 0;

·         O outro fator deve ser uma potência de base 10.

 

NOTAÇÃO CIENTIFICA PROCESSO PRÁTICO

 

Observe os exemplos e tente descobrir o processo pratico para escrever notações científicas.

 

Números maiores do que 1

 

2 870000000=2,87.109

 

1 470000= 1,47.106

 

1 00000000=1.108

 

Números menores do que 1

 

0,000001,8 = 1,8.10-6

 

0,0006= 6.10-4

 

0, 000000001= 1.10-8

 

Questão 01: Expresse em notação cientifica cada um dos números abaixo.

a)    A distância da terra até o sol é 150.000 000Km.

b)    A população do mundo em 2011 cerca de 7000 000 000.

c)    A costa litorânea Brasileira possui aproximadamente 7367 quilômetros.

d)    O número de glóbulos vermelhos em 1 litro de sangue é de, aproximadamente 5 000000000.p

e)    A massa do átomo de hidrogênio é 0, 00000000000000000000000166 g.

Questão 02: Escreva cada número em notação cientifica.

a) 49 000 000 000

b) 0, 00000607

c) 9360 000

d) 0,00001

e)10 000 000 000

f) 0,00007

PRINCÍPIO MULTIPLICATIVO DA CONTAGEM

Principio fundamental da contagem também chamado de princípio multiplicativo, é utilizado para encontrar o número de possiblidades para um evento constituídos de etapas. Para isso, as etapas devem ser sucessivas e independentes.

Se a primeira etapa do evento possui possibilidades e a segunda etapa é constituída de Y possibilidades, então existem X e Y possibilidades.

Questão 01

Ana estava se organizando para viajar e colou na mala 03 calças, 04 blusas, 02 sapatos. Quanta combinação Ana pode formar com uma calça, uma blusa e um sapato?

Questão 02

Um professor elaborou uma prova com 05 questões e os alunos deveriam respondê-la assinalando verdadeiro (V) ou falso(F) para cada uma das questões. De quantas maneiras distintas o teste poderia ser respondido?

Questão 03

Uma sorveteria dispõe de 16 sabores de sorvete que podem ser  combinados com 3 caldas diferentes ( morango, chocolate e caramelo)De quantas maneiras e possível combinar uma bola de sorvete e uma calda?

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